segunda-feira, 2 de março de 2009

O ancião, as crianças e a felicidade...

Num certo dia, um grupo de crianças, que tendo ouvido falar da felicidade, procurou o ancião da aldeia, que tinha 100 anos, para perguntar-lhe qual era o segredo para ser feliz. O ancão, reunindo-as no jardim da praça, e acalmando-as, começou a contar-lhe uma estória:


Uma vez, um jovem de 15 anos, decidiu que o projeto de sua vida era de ser feliz. E ele disse a seus pais e seus amigos:
_ Quando adulto, eu quero ser um homem feliz!
O jovem cresceu, chegando aos 25 anos, decidiu:
_ Tenho que terminar minha faculdade, depois começar a trabalhar e ter filhos, assim serei feliz!
Aos 35 anos, aquele que era jovem disse:
_ Trabalharei intensamente para educar meus filhos, e quando eles estiverem criados eu serei um homem realizado e feliz!
Com 45 anos, ele ainda diz que terá que terminar de trabalhar, pois só depois de aposentado poderá descansar e ser feliz.
Com 60 anos, apaixonado pelos netos, diz que só quando os vê crescidos será feliz.
Chegando aos 80 anos, ele pede a Deus vida e saúde pois, sendo doente por causa da idade, ainda não é feliz, quer ver os filhos de seus netos...
Aí, ele completa 100 anos, e conclui:
_ Passei toda minha vida na esperança de que no futuro eu seria um homem feliz. Hoje, quando chega a morte em minha porta, sem perguntar se sou feliz, compreendo que perdi muito tempo pensando no futuro que é sempre o Agora.

Assim, o ancião ensinou às crianças que para ser feliz será preciso viver e amar intensamente como se não houvesse o amanhã, pois a esperança pelo futuro ‘pode ser’ a maior traição que um homem pode fazer a si mesmo.
08 de fevereiro de 2004,
Josemar - um desejo de felicidade!

Nenhum comentário: